O SIND-DEGASE vem, por meio de seu corpo jurídico, nas pessoas de suas advogadas, Dra. Renata Serra e Dra. Natalie Toledo, confrontar a reportagem publicada pelo Jornal “O Dia”, divulgada no dia 14 de fevereiro de 2023, tendo em vista que foram noticiadas informações INVERÍDICAS sobre servidores do DEGASE e internas da unidade de atendimento PACGC.

De acordo com a reportagem, as internas da referida unidade, vítimas e testemunhas, teriam dito que o agente de segurança socioeducativo Lucídio Ramos Martins e o Diretor da unidade Leonardo Lúcio teriam conhecimento dos crimes sexuais supostamente cometidos por outros servidores.

Cita ainda o nome do servidor Raphael Peçanha Barreto como Coordenador de Plantão. Esclarece o sindicato que na audiência especial para a oitiva das adolescentes, realizada no dia 30 de junho de 2021, na sala de audiências do NUDECA, que se findou por volta das 01h do dia 01 de julho de 2021, na presença das Promotoras de Justiça, de membros da Defensoria Pública e da Magistrada Dra. Lúcia Glioche, em nenhum momento, as vítimas e testemunhas afirmam os servidores Lucídio Ramos Martins, Leonardo Lúcio e Raphael Peçanha Barreto teriam qualquer envolvimento ou conhecimento dos fatos por elas denunciados. Ao contrário, diversas internas AFIRMAM que nenhum agente, Direção da unidade ou qualquer integrante da equipe técnica, sabiam do esquema de vantagem sexual.

Tal conclusão é mera suposição inverídica do Ministério Público.

Vale ressaltar ainda que, diferentemente do que é noticiado, as primeiras informações NÃO foram colhidas pelo Ministério Público e sua Força Tarefa, mas se iniciaram por parte do Diretor da Unidade Leonardo Lúcio, que juntamente com sua equipe técnica, realizaram o acolhimento e oitiva dessas internas e o requerimento de afastamento dos servidores denunciados pelos crimes sexuais.

Sendo assim, absurdo é citar o seu nome como envolvido nos fatos referentes à violência sexual.

Tais esclarecimentos se demonstram necessários diante da injusta divulgação de informações falsas.