Executivo ainda não pagou a segunda e terceira parcelas de recomposição salarial.

No primeiro semestre de 2024, o Estado do Rio de Janeiro alcançou um superávit orçamentário de R$ 1,17 bilhão, conforme divulgado em audiência pública da Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Controle da Assembleia Legislativa do Rio nesta semana. Esse resultado positivo é fruto de uma receita total de R$ 50,59 bilhões, enquanto as despesas foram de R$ 49,42 bilhões no mesmo período. Com a notícia, os representantes dos funcionários públicos estaduais reforçaram a cobrança para o pagamento da segunda parcela de recomposição salarial, no valor de 5,95%, aos membros do Executivo.

Segundo dados apresentados pelos representantes da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) indicam um aumento de 3,6% na receita líquida acumulada em comparação ao primeiro semestre de 2023. Esse crescimento foi impulsionado principalmente por um incremento de 12,9% na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Em detalhes

Mesmo com os números, o Executivo fluminense, contudo, não iniciou o pagamento da segunda parcela, de 6,5%, prevista para o ano passado. O incremento salarial – dividido em três partes – é parte de um trato entre os estatutários e o Executivo, referente às perdas inflacionárias acumuladas pelas categorias entre 2017 e 2021.

Veja a matéria na íntegra em:

Fonte: Jornal Extra | Por Gustavo Silva — Rio de Janeiro

30/08/2024 13h41