Entidades que representam servidores da Segurança Pública enviam, ainda nesta quinta-feira (dia 9), uma carta aberta ao governador Cláudio Castro (PL) cobrando o pagamento de reajuste de 6,5%, referente à segunda parcela das perdas inflacionárias entre 2017 e 2021. A categoria é uma das mais fiéis ao governador.

No texto, as entidades pedem a divulgação de data para o pagamento da parcela, conforme previsto na Lei 9.436/2021 e prometido à época pelo governador, e relembram as perdas salariais enfrentadas pelo funcionalismo estadual.

“A manutenção do poder de compra dos servidores públicos frente à corrosão de seus vencimentos pela inflação, além de constitucionalmente prevista, é medida salutar para a manutenção da prestação de um serviço público de qualidade à população fluminense”, destaca na carta.

Além disso, os representantes de servidores da Polícia Civil, da Polícia Penal, do Degase e do Corpo de Bombeiros ressaltam que outras esferas, como o Judiciário e o Legislativo, já aplicaram as regras previstas. Eles destacam ainda que, enquanto não há previsão do pagamento da segunda parcela, o Executivo chegou a enviar à Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), no fim de 2022, um projeto de lei para aumentar a remuneração do primeiro escalão do governo.

O documento foi assinado pelos sindicatos dos delegados (Sindelpol-RJ), dos policiais civis (SindPol), dos policiais penais do RJ (Sindsistema), dos servidores da carreira socioeducativa do RJ (Sind-Degase) e do corpo de bombeiros (SOS Bombeiros).

Leia a matéria na íntegra: https://extra.globo.com/economia-e-financas/servidor-publico/entidades-da-seguranca-publica-cobram-pagamento-de-65-segunda-parcela-das-perdas-salariais-25673065.html?utm_source=WhatsApp&utm_medium=Social&utm_campaign=compartilhar

Sindicato dos Policiais Penais do RJ | Reunião entre as entidades representativas dos servidores da Segurança Pública

Fonte:  Jornal O Extra 09/03/23 19:40