Primeira reunião sobre o Regimento Interno - Criaad Nova Iguaçu - SIND-DEGASE

Primeira reunião sobre o Regimento Interno - Criaad Nova Iguaçu

Na manhã desta sexta feira (14/09), a Diretoria do Sind-Degase esteve presente no Criaad Nova Iguaçu, onde participou da primeira reunião de debate sobre o Regimento Interno do Órgão, documento que servirá para regular todo o sistema socioeducativo do Estado. Este conjunto de dispositivos foi criado pelo Degase, sob a coordenação do Ministério Público e participação do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura (MEPCT), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) e Defensoria Pública.

Entre os participantes, estavam representantes da sub-direção geral do Departamento, diretores de unidade e outros gestores do sistema, além de servidores do CAI-Baixada, Criaad Nilópolis e Criaad Caxias, além do Criaad Nova Iguaçu. Também estiveram presentes trabalhadores em regime de contratação temporária.

Este documento foi elaborado ao longo de vários meses de reuniões. Todavia, após elaborarem a minuta do Regimento Interno e levarem para a ciência formal e o debate nas unidades, o tempo estipulado pelos criadores do documento para considerações, sugestões e críticas dos servidores foi de apenas 10 minutos, tempo esse concedido a cada unidade participante. Cientes do conteúdo do documento elenca uma série de procedimentos e novos deveres funcionais, alguns dos quais entendemos serem inaplicáveis diante do atual cenário de desvalorização, ausência de investimentos, falta de profissionais e estruturas completamente inapropriadas. Além disso, entendemos que outros dispositivos sequer encontram fundamentação em alguma legislação, mas sim entendimentos de instituições que não atuam na ponta do sistema socioeducativo.
Durante um longo debate, o Sind-Degase trouxe para esta reunião diversos dispositivos do Regimento que, ao nosso ver, necessitam de supressões, alterações ou adições.

Como forma de reforçar a necessidade de todos tomarem ciência dos apontamentos feitos pelo sindicato, uma vez que seremos nós, os servidores das unidades, os maiores afetados com estas proposições, trazemos para o conhecimento da categoria os dispositivos legais e as alterações que julgamos serem fundamentais. Além disso, estamos divulgando a agenda de encontros sobre o regimento interno que será realizada nas unidades:

Agenda dos encontros sobre o Regimento Interno nas unidades:

21/09/2018 - 10h
Local: Criaad São Gonçalo.
Unidades participantes: Criaad São Gonçalo, Criaad Niterói, Criaad Teresópolis, Criaad Nova Friburgo e Criaad Cabo Frio.

28/09/2018 - 10h
Local: Escola João Luiz Alves.
Unidades participantes: EJLA, PI Santo Cristo, GCA Ilha, GCA Centro, Cense Dom Bosco, Cense PACGC, Equipes da Administração, Coordenações, Assessorias e Divisões do DEGASE.

05/10/2018 - 10:30
Local: Criaad Macaé
Unidades participantes: Criaad Macaé, Criaad Campos e Cense PMHA Campos.

11/10/2018 - 10h
Local: Criaad Santa Cruz.
Unidades participantes: Criaad Santa Cruz, Educandário Santo Expedito, Criaad Penha, Criaad Bonsucesso e Criaad Bangu.

19/10/2018 - 10:30
Local: Cense IALGU, PI Sul Fluminense, Criaad Volta Redonda e Criaad Barra Mansa.